Aprendizagem organizacional socioprática no serviço público: um estudo de caso interpretativo

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Rosangela Violetti Bertolin
Elisa Zwick
Mozar José de Brito

Resumo

Este estudo qualitativo teve como objetivo discutir a aprendizagem organizacional no serviço público, buscando analisar sua configuração a partir dos elementos sociais que constituem as práticas de trabalho. Ao adotar a perspectiva socioprática para a análise da aprendizagem organizacional, optou-se pela realização de um estudo de caso numa Unidade de Atendimento Integrado (UAI). A análise dos resultados foi fundamentada nos pressupostos da abordagem interpretativa. Os principais resultados indicam que a aprendizagem socioprática está ainda distante das práticas de gestão no serviço público da unidade analisada, sobretudo em função da prevalência de burocratização e centralização, como elementos cuja natureza bloqueia a fluidez socioprática na gestão e organização das atividades cotidianas no serviço público.

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Como Citar
Bertolin, R. V., Zwick, E., & Brito, M. J. de. (2013). Aprendizagem organizacional socioprática no serviço público: um estudo de caso interpretativo. Revista De Administração Pública, 47(2), 493 a 514. Recuperado de https://periodicos.fgv.br/rap/article/view/8067
Seção
Artigos

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