Influência governamental e estratégias institucionais na difusão de inovações em economias emergentes

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Carlos Henrique Lopez Rodriguez
Eduardo Diniz
Florencia Ferrer

Resumo

Em economias emergentes, programas públicos têm sido criados para estimular as empresas locais a investir em inovações, com o objetivo de alavancar o desenvolvimento econômico. Este artigo procura identificar, preliminarmente, fatores associados às influências institucionais na difusão de inovações em economias emergentes, assim como propor algumas relações básicas entre as variáveis envolvidas, tais como: as intervenções governamentais e os estágios do processo de difusão de inovações; as ações de governo e as forças que impulsionam o processo; e as políticas públicas e as características do quadro institucional geralmente encontrado nestas áreas. Buscando integrar conceitos de diversas áreas das ciências sociais, o trabalho oferece proposições, em diferentes níveis de análise, que descrevem vários aspectos da potencialmente forte infl uência que os governos nacionais detêm sobre o processo de difusão das inovações nos ambientes institucionais, de características particulares, existentes nas economias emergentes.

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Como Citar
RODRIGUEZ, C. H. L.; DINIZ, E.; FERRER, F. Influência governamental e estratégias institucionais na difusão de inovações em economias emergentes. RAE-Revista de Administração de Empresas, [S. l.], v. 47, n. 1, p. 10–21, 2007. Disponível em: https://periodicos.fgv.br/rae/article/view/36852. Acesso em: 3 jul. 2024.
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Artigos

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