Intervenção Federal - Municípios - Estado-Membro

Autores

  • Geraldo Brindeiro

DOI:

https://doi.org/10.12660/rda.v214.1998.47275

Resumo

- O cumprimento das decisões judiciais irrecorríveis impõe-se ao poder público como obrigação constitucional inderrogável.

- A exigência de respeito incondicional às decisões judiciais transitadas em julgado traduz imposição constitucional, justificada pelo princípio da separação de poderes e fundada nos ostulados que informam, em nosso sistema jurídico, a própria concepção de Estado Democrático de Direito.

- O dever de cumprir as decisões emanadas do Poder Judiciário, notadamente nos casos em que a condenação judicial tem por destinatário o próprio Poder Público, muito mais do que simples incumbência de ordem processual, representa uma incontornável obrigação institucional a que não se pode subtrair o aparelho de Estado, sob pena de grave comprometimento dos princípios consagrados no texto da Constituição da República.

- A desobediência à ordem ou à decisão judicial pode gerar, em nosso sistema jurídico, gravíssimas conseqüências, quer no plano penal, quer no âmbito político-administrativo (possibilidade de impeachment), quer, ainda, na esfera institucional (decretabilidade de intervenção federal nos Estadosmembros ou em Municípios situados em Território Federal, ou de intervenção estadual nos Municípios).

- Impossibilidade e decretação de intervenção federal em Município localizado em Estado-membro.

- Os Municípios situados no âmbito dos Estados-membros não se expõem à possibilidade constitucional de sofrerem intervenção decretada pela União Federal, eis que, relativamente a esses entes municipais, a única pessoa política ativamente legitimada a neles intervir é o Estado-membro. Magistério da doutrina.

- Por isso mesmo, no sistema constitucional brasileiro, falece legitimidade ativa à União Federal para intervir em quaisquer Municípios, ressalvados, unicamente, os Municípios "localizados em Território Federal ... " (CF, art. 35, caput).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

1998-10-01

Como Citar

Brindeiro, G. (1998). Intervenção Federal - Municípios - Estado-Membro. Revista De Direito Administrativo, 214, 177–181. https://doi.org/10.12660/rda.v214.1998.47275

Edição

Seção

Jurisprudência dos Tribunais